No início da década de 70 os odontólogos, Dr. Mário Baldani e o Dr. Denisar L. de Figueiredo, professores de patologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, lançaram seu primeiro livro com o título, Bio Cibernética Bucal seguramente o primeiro trabalho na área, a enfocar o paciente como um "todo", como um ser holístico, fato que nos mais diferentes ramos da saúde atualmente, é altamente apregoado, e que para a época causaram polêmica pelo fato do odontólogo atuar num campo aparentemente restrito, que é a boca, mas apontavam no sentido de se intervir no meio bucal tendo por norma que o problema é mais de equilíbrio de saúde, do que simplesmente repor uma peça perdida ou posicionar dentes em má posição para atender um sentido estético, mostrando que a função mastigatória é muito mais ampla do que o simples contato para dilacerar os alimentos. Cuidar dos dentes de um paciente, é também cuidar da sua alma.
Neste primeiro trabalho, apresentavam uma ampliação através da técnica, do conceito de reabilitação oral, e se aprofundaram na visão do sistema estomatognático no seu todo.
Em 1976 lançaram um segundo trabalho com o título de Bio Cibernética Bucal - Conceitos Topológicos, ampliando seus conceitos, aprofundando a visão das deformações a partir das disfunções, que correspondem a um desvio do padrão funcional dos sistemas, com ocorrência de hipofunção ou hiperfunção, quer sejam das funções respiratória, mastigatória, digestiva, motora, sensorial, que são componentes ligada ao todo funcional do indivíduo.
Somados, esses dois trabalhos, apresentaram portanto, novas possibilidades de tratar e interceptar as disfunções que levam para o desenvolvimento de diversas patologias, a partir da tentativa de resgate das condições bucais e suas correlações posturais e funcionais, que possam estar limitadas e alteradas, sejam estas, de suas condições de relações dos maxilares, do relacionamento dos dentes entre si, da capacidade mastigatória, das possibilidades de sua condições foniátricas, de respiração nasal ou bucal, de posicionamento lingual adequado, do tônus da musculatura da cabeça e pescoço, dos músculos próprios da mastigação, ou dos movimentos de abertura e fechamento da boca, com as decorrências articulares na A.T.M. (articulação têmporo mandibular).
Em 1983, o Dr. Mário Baldani, quando esse veio a cidade de Santos, recém chegado do exterior, onde ministrava cursos de Bio Cibernética Bucal, no Centro de Estudos Estomatológicos de Mayb - México, e aqui esteve para ministrar um curso na sede da A.P.C.D. (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), como já havia feito em várias ocasiões, em outras localidades.
Tice diversos contatos com o Dr. Mário, como freqüentador de seus inúmeros cursos, o que para mim, será sempre um orgulho ter tido este privilégio. Em 20 de julho de 1997 infelizmente esses contatos ao nível pessoal se findaram, Mário partiu, mas deixou para cada um de nós, que o acompanhamos em todos esses anos, uma enorme herança do seu conhecimento, que só quem o conheceu, bem, pode avaliar; herança esta tão grande, que todos colegas atualmente, vêm intensamente se esforçando para continuar desenvolvendo, colocando em prática cada vez mais profundamente, tudo que ele nos transmitiu.
Dr. Mário deixou um III Tomo sobre o trabalho, que não chegou a concluir, o que vem sendo feito por seu filho Dr. Luiz Carlos Baldani.
Em 1995, outra enorme satisfação e igual privilégio, foi o de conhecer pessoalmente o Dr. Denisar Lopes de Figueiredo, que em 2001 lançou novo trabalho, tendo a oportunidade depois desses anos, reafirmar e atualizar conceitos já anteriormente colocados.
Também em 2001, na cidade de Andradina (interior do Estado de São Paulo), fundou-se o GEBICI (Grupo de Estudo de Bio-Cibernética Bucal), que reorganiza e integra, profissionais dos primeiros momentos da Bio-Cibernética, com o grupo de colegas formado a partir de 1983.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)